Reuniões: 2º sábado do mês, às 9 horas

Responsável: Lucimeri - lucimeri10@gmail.com

A liturgia é a realidade mais viva e a expressão mais eloquente da vida da Igreja. Por intermédio da liturgia, a Igreja enuncia sua identidade reconhecida, sua realidade tão antiga e tão nova. Na liturgia, a Igreja faz a experiência do seu ser e do seu existir. A liturgia é a própria Igreja em sua mais densa relação simbólica com Deus e com a sua identidade.
A palavra "liturgia" significa originalmente "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo". Na tradição cristã, ele quer significar que o povo de Deus toma parte na "obra de Deus". Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.
A pastoral litúrgica, então, busca, instruir e santificar o povo fiel, por sua participação ativa e conscientemente da celebração do culto, de modo que alcance em sua fonte o verdadeiro espírito cristão. Como pastoral específica, a pastoral litúrgica é uma ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e para a Igreja, de forma organizada, planejada e revisada a fim de levar o povo de Deus à participação consciente, ativa e fecunda na liturgia, para que possa ligar-se cada vez mais à Páscoa de Cristo, acolhendo o Dom de Deus (santificação), para viver sua missão sacerdotal como povo que louva (glorificação) em todas as atividades de sua vida e expressá-la na celebração, formando comunhão e participando na missão evangelizadora da Igreja no mundo.

A missão da Liturgia é sempre proporcionar a melhor memória da vida de Cristo, através, principalmente, das Celebrações Eucarísticas – dominicais e diárias – e da preparação das Solenidades e Festas. Além disso, dirige e/ou auxilia nos momentos de oração comunitária (novenas, terços, Liturgia das Horas, etc), de forma a integrar sempre mais a comunidade ao mistério Pascal. Por fim, também é responsável por escolher os símbolos mais apropriados e a ornamentação da Igreja. Em poucas palavras, trata-se de preparar o ambiente celebrativo e convidar as pessoas da comunidade a participarem dos diferentes momentos.
Em nossa paróquia, são membros de uma equipe litúrgica: o leitor, o salmista, o comentarista, os que fazem as coletas ou delas cuidam.

O leitor tem o mérito de ser aquele pelo qual a Palavra de Deus chega, inicialmente à assembleia, em preparação do ponto culminante: o Evangelho. Ele é, pois, um arauto da mensagem salvífica, um precursor da Boa Nova. Daí, a importância e a dignidade de sua função. Da mesma forma, o salmista tem a função de proclamar o salmo ou outro cântico bíblico colocado entre as leituras. O salmo é a resposta da assembleia à palavra ouvida.
O comentarista, por sua vez, tem por função, a serviço dos fiéis, proclamar as breves explicações, ordens e exortações, visando dispor a comunidade para uma participação também mais plena e consciente.

© 2016 por Paróquia São Domingos de Gusmão - TIjuca (Pastoral da Comunicação - PASCOM SDG)