2a Carta a Timóteo

Por: MESC e Terço nas Casas


Autor:

O autor desta Segunda Carta a Timóteo é Paulo de Tarso, também chamado Apóstolo Paulo. É uma das Cartas Pastorais, considerada um “Testamento Espiritual” de  Paulo.


Destinatário:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, escreveu esta Carta a Timóteo: seu discípulo e fiel companheiro, no ano de 67 D.C.


Contexto da Carta:

Paulo foi preso em Jerusalém e daí transladado para Roma, Muitas de suas epístolas foram escritas durante o cativeiro. Sabe-se que em Roma lhe foi permitido uma prisão domiciliar, custodiado, mas não impedido de escrever e receber visitas de seus colaboradores. Sua 2ª Carta a Timóteo, escrita em cativeiro, tinha como tema central orientar Timóteo com conselhos de como ser “um bom pastor” para aquela época. Visto ter em Timóteo aquele “que o sucederia. Nesse momento da vida de Paulo, percebe-se em seus escritos, que ele pressente que se aproxima o final de sua missão Evangelizadora. Sente que será martirizado e imolado e sua libertação se aproxima. Porém, convicto de que receberá a Coroa da Justiça dada por Cristo bem como a todos que são fiéis até o fim. Por isso, as cartas são ricas em exortações e ensinamentos cheias de fé. Paulo, apesar das tribulações, crê na inauguração de um novo tempo , em que Cristo ao ressuscitar, Ele venceu o pecado.


CONTEÚDO

Na Segunda Epístola  de Paulo a Timóteo , ele se dirige a Timóteo sempre de forma afetuosa e filial. Paulo demonstra um coração fiel e agradecido a Deus  a quem serve com total adesão. Nessa epístola, Timóteo recebe orientações de como se conservar fiel e firme perante a Deus. Para isso, Paulo lhe dá diversos ensinamentos como: perseverar nas tribulações, evitar conversas e discussões desagradáveis a Deus, confiar totalmente em Deus diante das dificuldades, aprofundar os estudos da Sagrada Escritura por ser o sustento da fé , ser perseverante e manter a paciência nas exortações aos Irmãos. 


Atualidade da Mensagem

Apóstolo Paulo, através de vários exemplos, procura dar a  Timóteo conselhos que o ajudem a permanecer firme na fé e no desempenho da missão apostólica, mesmo diante dos sofrimentos, que estariam por vir. Seriam dias difíceis e deveria estar preparado.


A exemplo de Timóteo, precisamos também nos preparar para servir a Cristo e ser um cristão fiel e perseverante nas alegrias e nas tristezas.

Através da oração, estudo das escrituras e com a comunidade, podemos a exemplo de São Paulo: Combater o bom combate, sendo fiel até o fim da nossa jornada terrestre.

2 visualizações

Fale Conosco

Rua José Higino, 120

Bairro Tijuca
Rio de Janeiro, RJ 20520-200

 

  • Facebook Social Icon

CURTA NOSSA PÁGINA!

© 2020 por Paróquia São Domingos de Gusmão - Tijuca (Pastoral da Comunicação)