5 lições do livro de Josué

Josué, este poderoso guerreiro de Deus completou o propósito de sua vida e trouxe glória a Deus. Agora é hora de refletirmos sobre sua vida e nos inspirarmos em sua trajetória.

1. Deus levou 60 anos para preparar Josué para sua liderança. Josué passou 20 anos no Egito, 40 anos no deserto e depois 50 na Terra Prometida. Deus usou os primeiros 60 anos da vida de Josué - como escravo dos egípcios e assistente de Moisés - para prepará-lo para liderar o povo de Deus à Terra Prometida.

Você está esperando em Deus? Se você está em uma estação de espera ou intermediária”, continue esperando. Deus está nos refinando e nos preparando para o que Ele tem a seguir. Ele deseja que entreguemos nossa vida a Ele e confiemos que, no momento certo, Ele usará nossa história, nossas lutas e nossos talentos para Sua glória.

Seja paciente. Sua história ainda não acabou.

2. Josué era um homem de coragem.

Foi dito a Josué quatro vezes no capítulo 1 para ser corajoso. Talvez ele tenha tido medo mais vezes do que a passagem nos diz, mas ele não se encolheu de medo! Ele superou todos os obstáculos que o inimigo colocou em seu caminho e corajosamente tomou posse da Terra Prometida. Josué fixou seus olhos nas promessas de Deus em vez de temer os obstáculos do inimigo.

Existe algo em sua vida que parece arriscado? Todos nós estamos em algum tipo de batalha espiritual. É preciso coragem para enfrentar o pecado neste mundo. É preciso coragem para falar a verdade em amor. É preciso coragem para perdoar e correr riscos nos relacionamentos. É preciso coragem para confiar a Deus nossas finanças, nossos filhos e nosso futuro. Deus honra a coragem. Permaneça nas promessas de Deus hoje em vez de temer os obstáculos do inimigo.

3. Josué não desistiu.

Josué era um guerreiro confiável para Deus. Ele entendeu seu propósito e seu chamado. Em vez de focar no que seus olhos podiam ver fisicamente - ele se concentrou nas palavras de Deus e obedeceu fielmente a cada comando. Deus usa aqueles que o obedecem fielmente. Você é um guerreiro confiável para Deus? Seu propósito e chamado é glorificar a Deus exatamente onde você está. Não se concentre no que seus olhos veem. Tudo o que vemos é temporário e físico. Existe um mundo eterno e espiritual que não podemos ver, mas é mais real do que este mundo físico. Confie nas palavras do Senhor. Obedeça fielmente a cada comando seu.

4. Josué não lutou sozinho em suas batalhas.

Josué não era um guarda florestal solitário. Ele não marchou ao redor da cidade de Jericó sozinho e nenhuma das batalhas de Josué foi vencida sozinho. Ele foi um líder corajoso que conquistou o respeito de suas tropas e tinha milhares de homens que lutavam fielmente ao seu lado. O povo fez o que ele mandou por causa de seu caráter.

Você é um lutador solitário? Precisamos da família de Deus e a família de Deus precisa de nós.

5. O segredo do sucesso de Josué foi sua devoção à Palavra de Deus.

Em Josué 1: 6-9 vemos: “Sê forte e corajoso, porque farás com que este povo herde a terra que jurei a seus pais lhes dar. Sê só forte e muito corajoso, tendo o cuidado de cumprir toda a lei que Moisés, meu servo, te ordenou. Não se vire para a direita ou para a esquerda, para que você tenha sucesso onde quer que vá. Este livro da lei não se aparte da tua boca, mas tu medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Pois então você tornará próspero o seu caminho e terá bom êxito. Não o mandei eu? Seja forte e corajoso. Não tenha medo, e não desanime, pois o Senhor seu Deus está com você onde quer que você vá. ”

Josué conhecia seu Deus intimamente. Ele conhecia as palavras de Deus e não se voltou para a esquerda ou direita, longe delas. Ele meditava sobre isso dia e noite e esse era o segredo de seu sucesso.

Amigos, o mais importante na vida é nossa caminhada com Deus. Não se trata de uma relação padrão, mas sim de um relacionamento verdadeiro, genuíno, vivo e íntimo. É sobre um relacionamento em que você ama profundamente a Deus e não tem vergonha Dele. É essencial que conheçamos a Palavra de Deus, acreditemos na Palavra de Deus e obedeçamos a Palavra de Deus, a fim de agradá-Lo.