A Bíblia e a Eucaristia: Palavra e Pão

O mês de setembro deste ano traz uma conotação especial, pois comumente celebramos o mês da Bíblia, mas para nós que residimos na Cidade do Rio de Janeiro, teremos também a grata satisfação de comemorar o centenário do Congresso Eucarístico que aconteceu em 1922. O referido Congresso se realizou em meio às comemorações dos 100 anos da proclamação da República. O Eminentíssimo Sr. Cardeal, Dom Sebastião Leme, então Arcebispo Coadjutor do Rio de Janeiro, idealizou a realização deste evento de grande magnitude espiritual para marcar a data cívico festiva, dando a esta uma conotação religiosa.

Um dos objetivos deste Congresso Eucarístico era suscitar na consciência dos brasileiros a convicção que os valores cívicos e os valores religiosos não se opõem, mas se enriquecem. Os valores da Pátria e os valores apregoados pela Igreja constituem bases que fizeram e fazem parte da formação do povo brasileiro. Eles podem continuar a contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Estado e Igreja possuem funções diferentes, mas não são duas instituições opostas ou antagônicas. Ambos, Estado e Igreja, são chamados a trabalhar pelo bem comum da Nação.

Hoje, após 200 anos da proclamação da República e um século do Congresso Eucarístico, vivemos num outro contexto cultural e histórico. A Igreja continua sua missão Evangelizadora conclamando os homens e as mulheres do nosso tempo a reconhecerem Jesus na Palavra e no Pão. Jesus é o Pão vivo, presente na Hóstia consagrada, que alimenta a esperança e nos estimula a trabalhar para que haja Pão em todas as mesas. Só Ele pode nos sustentar e estimular na promoção da vida e da justiça que corroboram para que haja mais fraternidade e igualdade na nossa Pátria. Que iluminados pela Palavra de Deus neste mês a ela dedicado avancemos na prática do bem e da justiça. Por isso, rezemos e trabalhemos para que o refrão deste Hino Eucarístico se torne realidade e nos converta em missionários da Palavra e do Pão:

Vinde, ó irmãos, adorar, vinde adorar o Senhor / A Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor”.

Excelente Mês da Bíblia.

Padre Paulo