A Bíblia e São Jerônimo

A Bíblia nos narra a história de um Deus maravilhoso que fala, orienta, consola, ensina, educa. Uma história de amor onde Deus se revela e faz a aliança com seu povo.

No Brasil a Igreja instituiu o mês de setembro como o mês da Bíblia.

Alguns exegetas consideram como especifico o dia 26, outros o dia 30.

Dia 30 de setembro do ano 420, foi o falecimento de São Jerônimo, em memória ao grande tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais do hebraico e grego para o latim.

Segundo o Cânone Católico ela é composta por 73 Livros e tem dois autores: o autor divino, que é o próprio Deus, e o autor humano, que são os hagiógrafos (ou seja, aqueles que escreveram os textos).

Deus, como autor divino, inspirou, assistiu a inteligência, a vontade. Os homens desenvolveram a Palavra pelo seu gênero literário.

FALEMOS SOBRE SÃO JERÕNIMO

São Jerônimo nasceu na Dalmácia, no ano 340 e faleceu em 30 de setembro de 420. Ordenado sacerdote em 379, acompanhou o Bispo Paulino a um Concilio Regional em Roma e conheceu o Papa Dâmaso, tornando-se seu secretário particular.

Em 382 o Papa Dâmaso, deu-lhe a missão de REVISAR uma antiga tradução dos quatro Evangelhos em latim.

Em 386 saiu de Roma e mudou-se para Belém, Terra Santa.

Em 390, a pedido do Papa Dâmaso ele começou a tradução de toda Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época).

Essa tradução recebeu o nome de VULGATA, que significa língua vulgar ou comum.

A VULGATA ficou como versão oficial da Igreja até o ano de 1530, até o latim cair em desuso, sendo substituído por língua mais moderna.

GUTEMBERG em 1454 imprimiu a primeira Bíblia, com as divisões somente em capítulos.

A divisão em versículos foi introduzida em 1527.

Frase célebre de São Jerônimo: “IGNORAR AS ESCRITURAS É IGNORAR A CRISTO”.

Meus irmãos e minha irmãs, quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Bíblia Deus fala conosco.

São Jerônimo, rogai por nós.

A alegria do Senhor seja a VOSSA força.

Diácono Glenã