A comemoração de Corpus Christi ao redor do mundo

Corpus Christi é uma observância cristã que honra a Sagrada Eucaristia. É também conhecida como a Festa do Santíssimo Corpo de Cristo, bem como o Dia das Coroas. A festa tem sido celebrada por muitos cristãos, em particular pela Igreja Católica, em honra da Eucaristia desde 1246. O nome “Corpus Christi” é uma frase latina que se refere ao corpo de Cristo. É uma festa móvel que é celebrada na quinta-feira após o Domingo da Trindade. Este evento comemora a Última Ceia no dia anterior à crucificação de Jesus, conforme descrito na Bíblia. Corpus Christi é celebrado principalmente pela Igreja Católica Romana, mas também está incluído no calendário de algumas igrejas anglicanas. A festa foi introduzida da Bélgica para a Inglaterra em algum momento entre 1318 e 1325, de acordo com várias fontes. Na Inglaterra antes da Reforma, havia uma famosa procissão em Londres naquele dia. Um grupo de clérigos descia a rua cantando o paternoster, ou a Oração do Senhor. Com o passar dos anos, eles aperfeiçoaram seu tempo para que, assim que chegassem a um determinado canto, cantassem “Amém”. Embora a festa de Corpus Christi não seja mais celebrada como feriado na Inglaterra, houve um tempo em que as guildas da cidade se envolviam em procissões nesse dia e frequentemente realizavam o que era conhecido como peças de “Corpus Christi”. Os símbolos que retratam o evento podem incluir: uma imagem de uma hóstia (pão consagrado) e um cálice para representar a Sagrada Eucaristia; um altar; e um cibório, que é um recipiente em forma de cálice usado para armazenar as hóstias consagradas do sacramento da Eucaristia, ou a Santa Comunhão.

Muitos cristãos ao redor do mundo recebem a comunhão neste dia. Em alguns países, o pão consagrado (ou hóstia) é exibido nas ruas. Os padres carregam o pão na custódia, que é uma espécie de vaso em que fica exposta a hóstia consagrada.

Na Espanha e na Provença as procissões podem ser elaboradas, apresentando santos e personagens da Bíblia, seguindo um caminho decorado com coroas de flores.

Em Portugal a festa é conhecida como Dia de Corpo de Deus e tem sido uma das principais cerimônias religiosas no Continente e nos Açores desde a época medieval. Na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, as pessoas fazem um tapete de pétalas de flores com quase três quartos de milha de comprimento. Uma procissão de clérigos de alto escalão e padres vestidos de vermelho que são seguidos por um grupo de primeiros comunicantes (aqueles que receberão a comunhão pela primeira vez), passa por este tapete. O clímax da cerimônia chega quando o bispo levanta a custódia de prata e expõe o Santíssimo, o “corpo de Cristo”.

Na Alemanha, o Corpus Christi é celebrado com procissões coloridas onde o sacramento e outros símbolos sagrados são transportados pelas aldeias. As ruas de uma cidade pequena são decoradas com flores e vegetação. As crianças vestidas de branco usam grinaldas de flores e acompanham as mulheres em trajes regionais e o clero local. Às vezes, as pessoas exibem gravuras de Jesus Cristo e estendem tapetes na frente de suas casas para homenagear o dia. Algumas procissões, por exemplo na região da Baviera, são realizadas em lagos, e não nas ruas, com barcos enfeitados com flores que transportam membros da procissão e fiéis através das águas.

Na Suíça, esse festival é geralmente observado com procissões elaboradas de clérigos em suas melhores vestes, pessoas em trajes regionais e soldados em uniformes históricos. O padre que lidera a procissão costuma caminhar sobre um tapete de flores. Em algumas áreas é comum abrir as portas da igreja e decorar o altar e os corredores com guirlandas e verduras.

No México, procissões religiosas são comuns neste dia, assim como o reposiar, um pequeno santuário ou altar montado ao longo do caminho da procissão, coberto com uma toalha de altar enfeitada com renda e decorado com velas, flores e guirlandas. Em algumas partes do México, Corpus Christi é observado com batalhas simbólicas entre mouros e cristãos, particularmente nas serras de Puebla e Veracruz. Outro espetáculo que acontece neste dia é a Danza de los Voladores, ou Flying Pole Dance. A dança envolve cinco homens, cada um representando os cinco elementos do mundo indígena, em um poste alto. Um dos homens toca um instrumento musical no topo do mastro, enquanto os quatro restantes descem o mastro com uma corda amarrada por um dos pés. A corda se desenrola 13 vezes para cada um dos quatro voadores, simbolizando as 52 semanas do ano.

Assim, com todos os tipos de comemoração e com o coração cheio de gratidão e admiração, que recebamos o Corpo e Sangue de Jesus Cristo com o coração cheio de amor, amor a Deus que se uniu e prometeu estar conosco para sempre.