A Quinta-Feira Santa

Quinta-feira Santa é a comemoração da Última Ceia de Jesus Cristo, quando ele instituiu o sacramento da Sagrada Comunhão antes de sua prisão e crucificação. Também se comemora Sua instituição do sacerdócio. O dia santo cai na quinta-feira antes da Páscoa e faz parte da Semana Santa. Jesus celebrou o jantar como uma festa de Páscoa. Cristo cumpriria Seu papel como a vítima cristã da Páscoa para que todos fossem salvos por Seu sacrifício final.

A Última Ceia foi a refeição final que Jesus compartilhou com seus discípulos em Jerusalém. Durante a refeição, Jesus prevê sua traição. A observância central da Quinta-feira Santa é a reencenação ritual da Última Ceia na Missa. Este evento é celebrado em cada Missa, claro, como festa da Liturgia da Eucaristia, mas é especialmente comemorado e relembrado com mais intensidade na Quinta-Feira Santa.

Jesus também estabelece o sacerdócio especial para seus discípulos, que é distinto do "sacerdócio de todos os crentes". Cristo lavou os pés dos seus discípulos, que se tornariam os primeiros sacerdotes. Este estabelecimento do sacerdócio é reencenado na missa com o padre lavando os pés de vários paroquianos.

Durante a refeição da Páscoa, Jesus parte o pão e o dá aos seus discípulos, pronunciando as palavras: "Este é o meu corpo, que foi dado por vocês". Posteriormente, ele passa um copo cheio de vinho. Ele então diz: "Este é o meu sangue..." E aqueles que comem da carne e do sangue de Cristo terão vida eterna.

Durante a missa, os católicos acreditam com razão, como artigo de fé, que o pão sem fermento e o vinho são transformados no corpo e no sangue de Jesus Cristo por meio de um processo conhecido como transubstanciação. Ao longo da história houve notáveis ​​milagres eucarísticos atribuídos a este evento, como hóstias sangrentas (hóstias de comunhão).

A Última Ceia é celebrada diariamente na Igreja Católica como parte de cada Missa, pois é pelo sacrifício de Cristo que fomos salvos. Na noite da Quinta-feira Santa, realiza-se a Adoração Eucarística ao Santíssimo Sacramento, onde os fiéis permanecem na presença da Eucaristia, tal como os Discípulos faziam vigília com Cristo. Após a Última Ceia, os discípulos foram com Jesus ao Monte das Oliveiras, onde Ele seria traído por Judas.

A Última Ceia foi tema de arte durante séculos, incluindo a grande obra-prima de Leonardo Da Vinci:

O copo usado por Jesus é conhecido como Santo Graal. Embora haja rumores de que este objeto exista ao longo da história, quase certamente se perdeu no tempo. Não há razão para acreditar que o copo seria excelente de alguma forma, e provavelmente era um copo típico, indistinguível de muitos outros. Ainda assim, muitos mitos continuam a girar em torno do artefato, e ele continua sendo um alvo para caçadores de tesouros e um assunto de entretenimento. Há uma abundância incalculável de arte e tradição em torno da Última Ceia, que tem sido celebrada pelos cristãos desde os últimos dias de Cristo até agora.

A cada hora de cada dia, em algum lugar do mundo, a missa é celebrada e a comunhão realizada. Isso tem acontecido incessantemente por pelo menos várias centenas de anos. Nos últimos dois mil anos, não se passou um único dia sem que uma missa fosse celebrada de alguma forma. Portanto, quem celebra a missa participa de uma tradição cotidiana que tem essencialmente dois mil anos.

“Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.”

Gálatas, 6:14

A liturgia da Quinta-feira Santa, celebrada à noite porque a Páscoa começou ao pôr-do-sol, também mostra o valor que Deus atribui à humildade do serviço e a necessidade de purificação com água (um símbolo do batismo), com Jesus lavando os pés de Seus discípulos, e no sacerdote tirando e lavando o altar. A limpeza, de fato, deu a este dia da Semana Santa o nome de Quinta-feira Santa.

A ação da Igreja nesta noite também testemunha a estima da Igreja pelo Corpo de Cristo presente na Hóstia consagrada na Adoração do Santíssimo Sacramento, levada em procissão solene até o Altar do Repouso florido, onde ficará 'sepultado' até a comunhão da Sexta Feira Santa. Nenhuma missa será celebrada novamente na Igreja até que a Vigília Pascal proclame a Ressurreição.

E, finalmente, há a Adoração do Santíssimo Sacramento pelo povo durante a noite, assim como os discípulos permaneceram com o Senhor durante Sua agonia no Monte das Oliveiras antes da traição de Judas.

“Quando você come este pão e bebe este cálice, você proclama a morte do Senhor, até que Ele volte.”

I Coríntios 11:26

Texto elaborado baseado nas leituras de publicações da Arquidiocese do Rio, CNBB, Canção Nova, endereços enciclopédicos e sites do Vaticano, além de reflexão pessoal.