Como Deus fala conosco

Os céticos dizem que Deus não fala mais. Até mesmo alguns cristãos afirmam que Deus só fala por meio da Bíblia. Será mesmo? Ele mudou? Ele deixou de ser Deus? Malaquias, 3:6 afirma: “Pois eu, o Senhor, não mudo.” Isso significa que se Deus salvou nos tempos bíblicos, Ele ainda salva hoje. Se Ele curou então, Ele ainda cura agora. Se Ele falou com as pessoas no passado, Ele ainda fala. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” Hebreus, 13: 8. A questão não é sobre se Deus ainda está falando. A questão é: estamos ouvindo?


A Bíblia é a principal forma de Deus falar hoje, mas não é a única. O texto sagrado é a palavra geral de Deus para todos. Deus fala conosco sobre quase todos os assuntos que se aplicam à vida moderna quando lemos a Bíblia. Jesus, o Pão da Vida, nos ensinou a orar: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje” Mateus, 6:11. Deus tem um novo maná espiritual para compartilhar conosco todos os dias, se dermos tempo para ler Sua Palavra.


“Se alguém fala, fale como oráculos de Deus” 1 Pedro. 4:11. Assim, podemos ouvir a voz de Deus, através das pessoas, pois um “oráculo” é um porta-voz”. Deus fala por meio de pregadores e professores, mas também pode falar por meio de nosso cônjuge, filhos, amigos e até mesmo inimigos. Deus usa canais humanos para falar palavras de profecia, interpretação e palavras de sabedoria e conhecimento (veja em 1 Cor.12: 8-10). Deus também se expressa por meio de vasos humanos para distribuir Sua mensagem em sermões, canções e escritos ungidos.


“Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as nações” Mateus. 24:14. Devido à tecnologia, esta Escritura está sendo literalmente cumprida à medida que o Evangelho prolifera pelo globo. Deus utiliza a mídia para disseminar Sua verdade por TV via satélite, rádio, internet, sites, redes sociais, livros, podcasts, filmes e música. O avanço da tecnologia pôde aumentar os meios de divulgação da palavra, chegando simultaneamente em muitos lugares, unindo pessoas distantes fisicamente e permitindo a ampliação do conhecimento e das trocas de experiências.


Nos Salmos, em 19: 1, vemos: “Os céus proclamam a glória de Deus; e o firmamento mostra a obra de suas mãos.” A vastidão do espaço e a complexidade da natureza testemunham o design inteligente de Deus. Você pode ouvir a voz do Criador em um riacho borbulhante, no canto de um pássaro, no vento assobiando entre as árvores e no choro de um bebê. A magnitude das estrelas numa noite escura e os primeiros raios de sol de uma manhã silenciosa nos trazem a luz da existência de Deus, que derramou ao nosso redor a arte do mundo mais perfeito e harmônico em sua natureza, e estamos aqui, privilegiados, bem no meio de Sua criação.


Consoante a isso, agora fazendo um caminho inverso, para dentro, podemos pensar que Deus nos programou com uma consciência interior do que é certo e errado com uma inclinação para fazer o certo. George Washington disse: "Trabalhe para manter viva em seu peito aquela pequena centelha de fogo celestial, chamada consciência." Assim, ao vivermos nosso dia a dia, podemos sentir em nós a imensa bússola de retidão que sempre aponta para o certo inconscientemente e, dessa forma, Deus fala conosco e nos direciona.


Se prestarmos bem atenção, ouvimos Sua voz mansa e delicada. Elias estava acampando em uma caverna no Monte Sinai quando Deus se manifestou. Elias viu um vento poderoso, um poderoso terremoto e um fogo violento, mas Deus não estava em nenhum deles. Em vez disso, Deus falou com ele em uma “voz mansa e delicada”, também traduzida como “um sussurro suave” (1 Reis 19: 9-12). Deus frequentemente fala conosco pelo testemunho interno do Espírito Santo ao nosso espírito (Rom. 8: 14-16). Ao silenciarmos nossa mente e nossas inquietações, as coisas que nos tornam nebulosos ao pensar podem ser dissipadas, pois abriremos espaço para ouvir Deus falar conosco.


Portanto, Deus falará conosco com mais frequência à medida que aprendermos a reconhecer Sua voz e Ele está falando o tempo todo. Esperamos ouvi-lo na igreja, mas Deus não fala apenas aos domingos. Ele quer falar conosco durante toda a semana. Jesus indicou: “Minhas ovelhas ouvem a minha voz” João 10:27. Deus ainda está falando; estamos ouvindo?

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo