Como recebemos a Palavra de Deus

Por Helia Maria Bertucci Colotta

TEXTO BASEADO NA HOMILIA DO PADRE ADRIANO ZANDONÁ

Como estamos em setembro, mês da Bíblia, achei muito pertinente e de muita sensibilidade, esta partilha do padre Adriano Zandoná da Comunidade Canção Nova. Aliás o mês de setembro foi escolhido pela igreja católica para ser dedicado em especial ao estudo da Bíblia (que deve ser lida, estudada e absorvida em todos os meses e se possível todos os dias) , por ser nesse mês, comemorado o dia de São Jerônimo, que foi o primeiro que traduziu a Bíblia que antes era escrita em hebraico, aramaico e grego, para o latim, língua do povo, por isso foi chamada essa tradução de “ Vulgata”.

A Palavra de Deus está lá, na Bíblia, falada e escrita pelos profetas, ou por outros inspirados pelo Espírito Santo. Normalmente ouvimos, assimilamos e aplicamos a Palavra de Deus de acordo com nosso ponto de vista. O problema de atuarmos assim, é que nossa percepção de análise acaba comprometida por nossa maneira de ser, por todo o conjunto de sentimentos que compõe nossa personalidade.

Segundo Padre Adriano, 3 pontos influenciam nossa maneira de ser:

1) Como fomos criados(se com severidade e exigências ou com rédeas soltas e sem muitas cobranças, sem contato com o sagrado ou se com afinidade com ele), e o local onde vivemos também nos influencia( em cidades, campos, locais populosos ou com poucas pessoas) bem como a natureza das pessoas que nos cercavam.

2) Nosso temperamento – Se somos coléricos, tímidos, ansiosos, tranquilos, determinados, procrastinadores, equilibrados e etc...

3) Nossas feridas – As feridas que acumulamos ao longo da vida, que são muitas e que em uma boa porcentagem de pessoas não cicatrizam, deixando marcas profundas.

Esses três pontos são os pilares da interferência que sofremos quando recebemos a Palavra.

Portanto, receber a Palavra a partir de quem somos, com certeza impactará em cada um de nós de maneira bem diversa, já que cada ser humano, é um universo distinto. Mas a Palavra é uma só e deve ser recebida da maneira como ela é e se apresenta , como Deus a quis e não como cada um nós a vê.

Portanto é fundamental que busquemos fazer uma análise de quem somos sem reservas, compreender nosso eu interior sem máscaras, para entender o quanto nossa maneira de ser está influenciando nossa compreensão da Palavra e aos poucos, mas com perseverança, deixarmos essa prática de lado, que compromete profundamente o real entendimento e compreensão da Palavra. É sem dúvida uma tarefa difícil, muitas vezes necessitará de um apoio profissional para nosso autoconhecimento, mas essa atitude tem a capacidade de melhorar consideravelmente nosso relacionamento pessoal, com nosso próximo e principalmente com Deus. A própria palavra de Deus, na medida que nos dedicarmos à ela, aos poucos nos vai transformando e nos moldando para que a compreensão verdadeira, chegue em algum momento, a Palavra é Viva, sempre terá algo de novo a nos mostrar. O estudo da

Bíblia, incluindo sua história, geografia da época, conhecimento dos costumes, é fundamental para chegarmos a esse patamar. Padre Adriano sugere que dentre as formas de estudo, está o método de Monsenhor Jonas Abib (idealizador, fundador e mentor espiritual da Comunidade Canção Nova), através do livro “ A Bíblia no meu dia a dia”. Analisar a Bíblia com consciência, nos trará muitos benefícios, porque também nos permitirá olhar para nossos erros e defeitos, antes de julgarmos os dos outros. Estando mais atentos ao próximo, estaremos mais próximos de Deus também.

O convite está feito. Buscar conhecimento interno, descobrir o que em nós está atrapalhando para receber a Palavra em toda sua plenitude, estudar a Bíblia, deixar que ela nos direcione e modifique para sermos felizes com Deus e para Deus.

Padre Adriano Zandoná – Missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, palestrante nacional e internacional, autor de 7 livros publicados. Atualmente é membro da Direção Artística da TV Canção Nova, gravou 4 CDs e apresenta o programa “Para ser feliz” ao vivo pela TV Canção Nova, todas as terças ás 20 hs.