Epístola aos Efésios - Semana Bíblica 2019

Por: Grupo Estudo da Fé

Autor: Paulo

De pais judeus, nasceu em Tarso da Cilícia (10 d.C.).

Cidadão romano e educado segundo os princípios do farisaísmo. Aperfeiçoado na Escola de Gamaliel. Teve também formação Helênica. Conhecia bem o Hebraico e o Grego.

Ferrenho perseguidor da fé cristã, ao converter-se passa a ser o maior propagador

do cristianismo.

Considerava-se «apóstolo que recebeu seus conhecimentos do próprio ressuscitado.»

Fez diversas viagens para difundir a fé.

Provavelmente esta epístola foi escrita em cativeiro pelos anos 61/63.

Atribuída a Paulo, o manis provável é ter sido escrita por alguém do círculo paulino.

Destinatários

O tom impessoal da carta leva a crer que a palavra Éfeso foi introduzida mais tarde no texto e que era uma carta destinada às Igrejas Paulinas na Ásia Menor.

Éfesos (por volta de133 a.C.)

Com população próxima a meio milhão de pessoas, era a capital da província romana da Ásia.

Situada em lugar privilegiado da costa do Mediterrâneo com um porto de muito tráfego e uma importante via de comunicação com o interior da Ásia Menor conhecida pelo famoso Templo de Éfeso dedicado à deusa Diana.

Atualmente a cidade é chamada de Selcuk, distrito de Esmirna (Turquia).

Contexto da Carta: Cristo/Cabeça

Por esta época, nas cristandades asiáticas começavam a propagar-se doutrinas judaico-gnósticas sobre as forças espirituais, os anjos, colocando-os acima de Cristo. Com isso, procurava-se exaltar a Lei de Moisés, pois, segundo as tradições rabínicas, ela fora promulgada por anjos.

Se os anjos, que a promulgaram, eram superiores a Cristo, também a Lei o seria, em relação ao Evangelho. Contra esta visão das coisas, Paulo expõe o “Mistério de Cristo” na sua grandeza cósmica, enraizado no “Mistério da Igreja”. É na Igreja que Deus revela hoje o seu plano salvador realizado em Cristo e por Cristo. A Igreja de Cristo é universal, nova Criação e Corpo em crescimento. É nela que judeus e pagãos se encontram na unidade. A Igreja é ainda o novo povo de Deus, a esposa de Cristo (5,21-32), por quem Ele deu a vida.

Supremacia de Cristo como cabeça da Igreja, sentado à direita de Deus Pai, acima das potências.

A Carta aos Efésios está organizada em duas partes e apresentação:

Apresentação: 1,1-2.

I. A Igreja e o Evangelho (1,3-3,21):

A graça de Deus: 1,3-14;

Cristo, Senhor do mundo e da Igreja: 1,15-23;

A obra de Cristo: 2,1-22;

Lugar de Paulo no plano de Deus: 3,1-21.

II. Exortação aos batizados (4,1-6,20):

Viver na unidade: 4,1-16;

Instruções várias: 4,17-5,20;

Cristo e a Igreja. Consequências: 5,21-6,9;

Combater inimigos espirituais: 6,10-20.

Saudação final: 6,21-24.

Atualidade da mensagem

Honrar pai e mãe e demais instruções de como viver em sociedade praticando o bem.

Combate da fé: Resistir ao mal.

Armadura de Deus para vencer o mundo das trevas.

Abandonar o homem velho pelo homem novo.

Viver a Palavra de Deus.

Vigilância através da Oração.