História da Paróquia - parte 2

Por Rosângela Branco

PASCOM

Para ler a parte 1 clique aqui

Na década de 40, um amplo Plano de Obras levado a efeito na gestão do Prefeito Henrique Dodsworth, encomendado ao engenheiro Édson Passos, Secretário de Viação, tinha como objetivo desafogar o trânsito da cidade. A igreja e o largo de São Domingos desapareceriam quando da abertura da av. Pres. Vargas, em 1942, junto com uma parte enorme do patrimônio histórico do Rio.

No início do século XX, o prefeito da época Pereira Passos colocou em execução seu projeto de modernizar a cidade do Rio de Janeiro.  O Largo e a igreja de São Domingos, localizados no centro, já bem mais povoado, ocupavam o trecho da Av. Passos entre General Câmara e rua de S. Pedro (que hoje já não existem). Atualmente, ficaria na confluência da Av. Passos com Pres. Vargas.  As obras de modernização chegaram ao Largo de São Domingos, onde o urbanismo da velha cidade colonial estava sendo totalmente modificado.

Grandes foram as oposições para a sua realização: a posição dos proprietários dos imóveis que estavam em seu traçado; a extinção de logradouros públicos como o Largo do Capim; o Largo de São Domingos; a famosa Praça Onze, da qual hoje existe um simples arremedo; uma grande parte da Praça da República que foi, também, eliminada para a passagem do leito da nova avenida; a destruição de importantes edificações como o Paço Municipal, sede da Prefeitura, assim como a comoção provocada no espírito religioso pela demolição de diversos templos, dentre os quais as igrejas de São Pedro, do Bom Jesus do Calvário, de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de São Domingos. Cogitou-se, até mesmo, de pôr abaixo a Igreja da Candelária, a qual só foi preservada ao se decidir que ela permaneceria dentro da própria avenida. “

Fonte: Celebrando a História da Paróquia São Domingos de Gusmão, por Fatima Savelli