História da Paróquia - parte 3

Por Rosângela Branco

PASCOM

Para ler a parte 2 clique aqui

A comoção religiosa provocada pelo desaparecimento da antiga igreja de São Domingos levou a arquidiocese a decidir pela transferência da comunidade e irmandade para a Tijuca, em dois terrenos com duas casas antigas, na rua José Higino, comprados com a indenização recebida pela prefeitura.

Os cultos da capela se realizavam numa das casas antigas (a de nº 120) em que se retiraram as paredes divisórias de estuque. A casa de número 116 estava alugada. No total eram 179 metros de comprimento. Durante a gestão do Padre Lucas foi vendida parte do terreno dos fundos e durante a gestão de Mons. Alfir o terreno de frente, o  de número 116.

As missas dominicais eram presididas por Padre Valmor, Cônego Valentim e Padre Antonio Horácio Nogueira ou por algum sacerdote da Congregação dos Sagrados Corações, paróquia a quem pertencia a capela de São Domingos.

Em 1967, nosso, hoje diácono permanente Vinícius Nelson, frequentador assíduo da capela de São Domingos, propôs a seu amigo Dom Jaime Câmara, cardeal da arquidiocese do Rio, a criação de uma nova paróquia com pequena comunidade. Dom Jaime, que dizia em todos os lugares: “Devemos construir novas paróquias com pequenas comunidades”, na efervescência das novidades do Concílio Vaticano II, animou-se com a proposta: “Há trinta anos desejo isso!”, foi a resposta do cardeal, e prometeu ao seu interlocutor que se conseguisse o pedido da Ordem Terceira assim o faria.

Dr. Vinicius ingressou então na Ordem Terceira de São Domingos e após as missas lançava a ideia da criação de uma paróquia para a comunidade. A novidade logo ganhou apoio inclusive de irmãos mais antigos da Ordem, como o Sr. Novello Santo e toda sua família.

Fonte: Celebrando a História da Paróquia São Domingos de Gusmão, por Fatima Savelli