História da Paróquia - parte 4

Por Rosângela Branco

PASCOM

Para ler a parte 3 clique aqui

O pedido da criação da nova paróquia foi aprovado em Assembleia da Ordem Terceira em 21 de abril, com a presença de Monsenhor José Maria Móss Tapajós, Vigário Episcopal e representante do Cardeal, e nela foi eleito o novo Prior Manoel Vieira Carneiro. Foi entregue o abaixo assinado ao cardeal em 22 de abril de 1967.

A partir daí, iniciou-se uma campanha para angariar fundos para o reinício da construção da igreja (já havia por cima do velho prédio a cobertura de alumínio e ferro e que continua como telhado da igreja até hoje, tendo sido construído pelos irmãos da VOT de São Domingos durante os mais de vinte anos em que estiveram à frente da comunidade).

Almoços, rifas e doações de tempo, trabalho e recursos de muitos moradores e paroquianos, propiciaram a construção da rede de esgoto, reforma da casa paroquial. De tal modo que, no Natal de 1967 foi celebrada a primeira missa no novo presbitério da igreja, ainda em cimento. Foi um dia de imensa alegria, já que em dois meses e meio celebrava-se no que seria a nova igreja.

Dom Jaime teve por escolha para assumir a nova paróquia o padre Lucas Rebello Malaquias, que havia sido Barnabita e tendo saído de sua Ordem fora nomeado capelão do Hospital do Andaraí. Nessa mesma época foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Mons. Vital Francisco Brandão Cavalcanti.

Em 24 de março de 1968 foi feita a minuta da escritura de transação e instituição de usufruto, dado pela Venerável Ordem Terceira de São Domingos para a Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Aos 14 de maio de 1968, foi divulgado o Decreto de Ereção da nova paróquia e no dia seguinte a provisão do novo pároco. No domingo seguinte, 19 de maio de 1968, com a presença do cardeal Dom Jaime de Barros Câmara e um grande número dos novos paroquianos, foi celebrada a missa de ereção da nova Paróquia da cidade.

Logo no dia seguinte, 20 de maio de 1968, às 7 horas, foi celebrada a primeira missa da nova paróquia, por seu novo pároco, comparecendo poucos paroquianos, visto ser uma segunda-feira. E ao final do mês, dia 31 de maio, sexta-feira, foi realizada a primeira coroação de Nossa Senhora, com recitação do rosário, ladainhas, consagração ao Imaculado Coração de Maria e benção do Santíssimo.  Por motivos pessoais, o novo pároco, padre Lucas, precisou viajar ao encontro de sua família no dia 22 de maio e só celebrou sua primeira missa dominical como pároco da comunidade no dia 2 de junho.

A comunidade, alegre e participativa, crescia em número de participantes, em fé e dinamismo.

Fonte: Celebrando a História da Paróquia São Domingos de Gusmão, por Fatima Savelli

Foto: Missa de ereção da nova Paróquia