Lições que podemos aprender com o Apóstolo Paulo


Saulo de Tarso, mais conhecido como Paulo Apóstolo, sempre me intrigou. Autor de livros do Novo Testamento e mentor de muitos, a influência de longo alcance de Paulo é indiscutível. Ele sempre me pareceu esse exemplo quase perfeito de como um cristão deve viver. Claro, sabemos que o único exemplo verdadeiramente perfeito é o próprio Cristo. Mas acho que vale a pena dar um passo para trás e pesquisar um pouco os antecedentes de Paulo antes de formarmos nossas opiniões sobre ele.

Antes de Paulo se tornar oficialmente “Paulo”, seu nome era Saulo. E você sabe o que Saulo fazia para viver? Ele martirizou os cristãos. Atos 8: 1 e 9: 1-2 relata o papel de Saulo na morte de Estevão, bem como sua missão geral de massacrar qualquer um que seguisse a Cristo. Isso é o que mais me impressiona sobre ele - ele era um perseguidor legítimo dos santos. Mesmo assim, ele fez um trabalho incrível no reino de Deus. Isso só mostra que Deus pode usar qualquer pessoa, independentemente de seu passado. Bastou um encontro com o Rei dos reis para que a vida de Saulo mudasse completamente. Agora, graças à escolha de Paulo em se render, os crentes podem se beneficiar das cartas inspiradas pelo Espírito Santo que ele escreveu séculos atrás e Deus mais uma vez é glorificado.

Ao ler as epístolas, nos impressionamos com o caráter de Paulo. Acredito que haja várias lições que todos podemos tirar de sua vida. Aqui estão cinco delas que realmente ressoam fortemente.

1.Ele não viveu para agradar o homem. (Gálatas 1:10 ) Vamos dar uma olhada nos versículos que vêm antes e depois do versículo 10. Os versículos 8-9 dizem: ”Que a maldição de Deus caia sobre qualquer um, incluindo nós ou mesmo um anjo do céu, que prega um tipo de Boa Nova diferente daquela que pregamos a você. Repito o que dissemos antes: se alguém pregar qualquer outra Boa Nova que não aquela que você recebeu, seja amaldiçoado. ” Os versículos 11-12 dizem: “Queridos irmãos e irmãs, quero que entendam que a mensagem do evangelho que prego não se baseia em mero raciocínio humano. Não recebi minha mensagem de origem humana e ninguém me ensinou. Em vez disso, recebi por revelação direta de Jesus Cristo. ” A partir desses versículos, podemos ver que Paulo não brincou quando se tratou do Evangelho. Ele (muito sem rodeios) deixou claro que não estava nem aí para o que as pessoas pensavam dele. Ele nunca embelezou a verdade que Deus o instruiu a pregar.


2.Ele era humilde. ( 1 Coríntios 9:27) Apesar de suas muitas viagens missionárias e cartas a várias igrejas, Paulo não se considerava imune ao pecado. Ele admitiu que fazia as coisas que odiava e não conseguia fazer as coisas que realmente queria fazer (Romanos 7:15). Ele não era um homem alto e poderoso acima da correção. E 1 Coríntios 9 em sua totalidade é evidência de que ele não se considerava tão bem a ponto de não poder fazer sacrifícios por causa do Evangelho. Não é como se Paulo não tivesse um bom motivo para se gabar. Na verdade, ele não tinha absolutamente nenhuma falta quando se tratava de qualificações; ele era um cidadão romano criado como judeu, estudando com um dos rabinos mais notáveis, Gamaliel (Atos 22: 3). Quer seu público fosse judeu, gentio, salvo ou não, ele literalmente tinha a capacidade de ser todas as coisas para todas as pessoas, onde quer que fosse.



3.E mesmo assim, ele era altruísta. ( Romanos 9: 3 ) Estou me convencendo de que humildade e abnegação andam de mãos dadas. Paulo se importava tanto com seus irmãos judeus que, se fosse possível, ele estava disposto a desistir de sua própria salvação se isso significasse que eles teriam a oportunidade de serem salvos. Esse é outro nível de abnegação! Paulo verdadeiramente deu vida ao suportar prisão, naufrágio e espancamentos por aqueles que não ouviram o Evangelho.



4.Ele estava focado no chamado de Deus em sua vida. ( Filipenses 1: 20-22 ) Paulo viveu para a propagação do Evangelho. Ele comia, dormia e respirava evangelismo. Ele sabia o que foi colocado nesta terra para fazer e foi atrás disso com força total. Nada poderia distraí-lo da tarefa que Deus lhe deu. Sempre que ele escrevia para uma igreja, ele geralmente mencionava como desejava vir e visitá-los novamente no futuro - mesmo que estivesse escrevendo da prisão (1ª Tessalonicenses 2: 17-18)! Não é preciso ler muitas de suas cartas antes de perceber que Paulo era um homem total e totalmente rendido a Deus e ao Seu propósito.


5.Ele viveu com a eternidade em mente. ( Filipenses 3:14 ) A eternidade é um conceito que muitos de nós evitamos ou esquecemos completamente. Mas Paulo sabia que não devia acreditar que esta terra é nossa casa. Ele aguardou ansiosamente a volta de Cristo e nós também devemos. Como ele disse à igreja de Corinto, “quer estejamos neste corpo ou fora dele, nosso objetivo é agradá-lo(...) todos devemos comparecer diante de Cristo para ser julgados” (2 Coríntios 5: 9-10).

A vida de Paulo é um verdadeiro testamento do poder transformador de Deus. Pela graça de Deus, alguém que era fortemente contra os cristãos nos deixou um guia prático para a vida cristã. Ao refletir sobre essas cinco lições, também vos convido a considerar esta questão: Sua vida foi tão transformada por Deus que as pessoas notam uma reviravolta de 180 °?

1.112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo