Maria: Mãe da Igreja e exemplo de jornada

Maria, virgem e mãe, é o símbolo e a realização mais perfeita da Igreja (Catecismo, parágrafo 507).

"A Igreja, de fato, ao receber a palavra de Deus na fé, torna-se mãe. Pela pregação e pelo batismo, ela dá à luz filhos, que são concebidos pelo Espírito Santo e nascidos de Deus, para uma vida nova e imortal. Ela mesma é uma virgem que conserva na íntegra e na pureza a fé que prometeu ao esposo.” (Constituição Dogmática LUMEN GENTIUM sobre a Igreja, parágrafo 64).

Refletindo sobre a citação acima, podemos depreender que a própria jornada da Igreja originou-se no seio sagrado e cheio de graça da Virgem Maria (ver Lucas, 1:28), quando a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, pelo poder do Espírito Santo, assumiu a natureza humana e tornou-se Jesus, o Cristo. Naquele momento, Maria se tornou a Mãe de Deus e a Mãe do corpo de Cristo. Assim, Maria de Nazaré é o próprio início da Igreja. Esta, explica João Paulo II, "segue o caminho já percorrido pela Virgem Maria, que 'avançou na peregrinação da fé e perseverou lealmente na união com o Filho até a cruz". (Constituição Dogmática LUMEN GENTIUM sobre a Igreja, parágrafo 58).

Assim como Maria não pode ser compreendida sem seu Filho, o caminho da Igreja não pode ser compreendido sem Maria, pois a Virgem Maria é, por sua fé, a primeira cristã e a primeira discípula. Além disso, ela é a mãe espiritual de todos os filhos de Deus, dada a nós por nosso Salvador: “quando Jesus viu sua mãe e o discípulo que ele amava, disse a sua mãe: 'Mulher, eis o teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'. E desde aquela hora o discípulo a acolheu em sua casa.”(João, 19: 26-27).

João Paulo II observou que a “excepcional peregrinação da fé da Bem-Aventurada Virgem Maria representa um ponto de referência constante para a Igreja, para as pessoas e para as comunidades, para os povos e nações e, em certo sentido, para toda a humanidade.” Assim, ao refletir sobre a peregrinação de fé da Virgem Maria, aprendemos muitas coisas. Em primeiro lugar, vemos seu compromisso total com a vontade do Pai. “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas, 1:38). Maria pronunciou essas palavras com confiança filial, embora ainda não compreendesse totalmente o plano de salvação do Pai. Ela ainda não conhecia as provações, dores e tristezas que enfrentaria como a mãe do redentor; no entanto, em completo abandono, Maria concorda plenamente com o intelecto e a vontade ao desígnio salvador de Deus.

É importante reconhecer que Maria iniciou esta jornada em uma condição de conhecimento incompleto - porque Maria não é divina, mas completamente humana, ela não tinha compreensão total do desígnio de Deus. Poderíamos dizer que o sim de Maria a Deus foi dado em "escuridão" parcial, pois ela não poderia, como ser criado, desfrutar da "luz" total de um intelecto sobrenatural. No entanto, a condição humana de "conhecimento" finito não é um problema para Maria, pois ela concorda sem reservas e eternamente com a vontade de Deus.

À medida que os católicos entram em uma relação de amor com Maria, exemplo de fiel discipulado e confiança, todos procuram seguir sua peregrinação de fé, trabalhando livremente para viver de acordo com seu caminho perfeito: um caminho ao qual todo cristão e, em certo sentido, toda a humanidade é chamada. Um aspecto essencial deste caminho para a santidade e para a bem-aventurança eterna é a Noiva de Cristo - a Igreja Católica - pois ela foi predeterminada pelo Pai desde o início dos tempos: “Para reunir todos os seus filhos, dispersos e desencaminhados por pecado, o Pai quis reunir toda a humanidade na Igreja do seu Filho. A Igreja é o lugar onde a humanidade deve redescobrir a sua unidade e salvação. A Igreja é 'o mundo reconciliado'. Ela é aquela casca que 'em plena vela da cruz do Senhor, pelo sopro do Espírito Santo, navega com segurança neste mundo' ”(Catecismo, 845).

Foi Santo Agostinho quem disse que Maria é "claramente a mãe dos membros de Cristo ... visto que ela, por sua caridade, se uniu para fazer nascer os crentes na Igreja, que são membros de sua cabeça". Portanto, confiemos no Pai e na Igreja que ele quis que existisse, como Maria se entregou ao desígnio de salvação de Deus; consagremo-nos ao Imaculado Coração de Maria e imploremos que, pela sua intercessão, possamos obter as graças necessárias para ver segundo os olhos infalíveis e divinamente penetrantes da Igreja - assim veremos a realidade tal como é, como o próprio Deus o revelou em sua plenitude. Seguindo o ensinamento de João Paulo II, entremos no «tempo da salvação» e percorramos na Igreja o caminho percorrido por Maria, navegando no mar temporal da vida em direção à consumação dos séculos, à medida que avançamos para encontrar o Senhor Ressuscitado que logo vem.