Nossos párocos - Monsenhor Lucas Malaquias

Atualizado: 10 de Nov de 2018

Por Rosângela Branco

PASCOM

O primeiro pároco a assumir nossa paróquia foi o Padre Lucas Rabelo Malaquias em 1968.

Baseado no Concílio Vaticano II, introduziu a Santa Missa Comunitária, o Conselho Paroquial e o horário de funcionamento decidido pela comunidade, por maioria de votos.

Do primeiro conselho se formaram as primeiras equipes de Liturgia, Catequese, Comunicação e Recreação, e Obras. O conselho também foi eleito com os votos dos paroquianos.

O primeiro casamento realizado, ocorreu alguns meses após a criação da paróquia e curiosamente o noivo foi o irmão do padre Lucas.

Padre Lucas começou as obras de demolição das casas e da capela e a construção da nova igreja, a qual ficou pronta em 26 de março de 1970.

Em outubro de 1976 padre Lucas foi transferido para a paróquia São Francisco Xavier.

Fonte: Celebrando a História da Paróquia São Domingos de Gusmão, por Fatima Savelli