Nossa Senhora Conceição Aparecida!

Atualizado: 17 de Out de 2018

Por Rosângela Branco




Dia 12 deste mês, feriado nacional e religioso, comemoramos mais um ano do aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Aparecida.


Pescadores de Guaratinguetá desejando homenagear D.Pedro de Almeida que visitava a região, lançaram suas redes no rio Paraíba, várias vezes porém sem sucesso . Rezaram à Virgem Maria, desceram o rio, e após mais tentativas, trouxeram na rede uma pequena imagem da Virgem, em terracota, e sem cabeça. Lançaram de novo as redes e veio então a cabeça faltante.


Nesta ocasião apanharam tantos peixes, que esta foi considerada a primeira intercessão de N.Sa.Aparecida, padroeira do Brasil.


Durante os quinze anos seguintes a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar o terço. A devoção foi crescendo e milagres foram ocorrendo. A fama de seus poderes foi se espalhando pelo Brasil inteiro.


A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo tornou-se pequeno para abrigar tantos fiéis. Assim, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, que também mostrou-se insuficiente, Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior, atualmente a Basílica Velha.


Em 1888, numa segunda visita, a princesa Isabel ofertou à santa, em pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro cravejada de diamantes[16] e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente ornado.


Anos mais tarde chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.


Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fale Conosco

Rua José Higino, 120

Bairro Tijuca
Rio de Janeiro, RJ 20520-200

 

  • Facebook Social Icon

CURTA NOSSA PÁGINA!

© 2020 por Paróquia São Domingos de Gusmão - Tijuca (Pastoral da Comunicação)