Nossa Senhora Conceição Aparecida!

Atualizado: 17 de Out de 2018

Por Rosângela Branco

Dia 12 deste mês, feriado nacional e religioso, comemoramos mais um ano do aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Aparecida.

Pescadores de Guaratinguetá desejando homenagear D.Pedro de Almeida que visitava a região, lançaram suas redes no rio Paraíba, várias vezes porém sem sucesso . Rezaram à Virgem Maria, desceram o rio, e após mais tentativas, trouxeram na rede uma pequena imagem da Virgem, em terracota, e sem cabeça. Lançaram de novo as redes e veio então a cabeça faltante.

Nesta ocasião apanharam tantos peixes, que esta foi considerada a primeira intercessão de N.Sa.Aparecida, padroeira do Brasil.

Durante os quinze anos seguintes a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar o terço. A devoção foi crescendo e milagres foram ocorrendo. A fama de seus poderes foi se espalhando pelo Brasil inteiro.

A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo tornou-se pequeno para abrigar tantos fiéis. Assim, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, que também mostrou-se insuficiente, Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior, atualmente a Basílica Velha.

Em 1888, numa segunda visita, a princesa Isabel ofertou à santa, em pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro cravejada de diamantes[16] e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente ornado.

Anos mais tarde chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

Pela Lei nº 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.