O privilégio de servir a Deus

"Portanto, recebendo um reino que não pode ser abalado, tenhamos a graça, pela qual possamos servir a Deus de maneira aceitável com reverência e temor piedoso: Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." (Hebreus 12:28, 29)


Certa vez li em um website a descrição do futebol como "22 homens em campo precisando desesperadamente de descanso, sendo aplaudidos ou derrotados por 60.000 torcedores nas arquibancadas que precisam desesperadamente de exercício". Infelizmente, poderíamos descrever os cristãos da mesma maneira. 90% do trabalho na maioria das igrejas é feito por 10% dos membros. Os outros 90% dos membros da igreja torcem por esses trabalhadores árduos, sem fazerem muito eles próprios. Assim, 10% dos cristãos merecem algum descanso, enquanto 90% deles merecem algum exercício!


Deus nunca pretendeu que a salvação fosse um esporte para espectadores. Teólogos de poltrona, cristãos viciados em televisão e observadores de adoração abusam muito do precioso presente que seu Pai celestial lhes deu. Isso foi o que aconteceu com os cristãos hebreus. Muitos deles começaram muito bem. Eles tinham visto muitos sinais e maravilhas e estavam entusiasmados com suas novas vidas (Hebreus, 2: 4). Mas com o passar do tempo, seu entusiasmo e confiança diminuíram. À medida que eles começaram a olhar para os velhos métodos do judaísmo, e viram que ao seu redor e à frente deles havia perseguição e sofrimento, muitos começaram a enfraquecer e vacilar. Eles estavam apenas satisfeitos por serem salvos e esperar para ir para o céu. Eles escolheram não se levantar para participar da corrida ou para ganhar a Cristo.


O escritor de Hebreus teve que encorajá-los a permanecer firmes na fé da Nova Aliança de Cristo. Eles tiveram que ser lembrados de que eles têm Cristo como seu Salvador, seu Autor e Consumador de sua fé, que é o mesmo ontem, hoje e para sempre. (Hebreus, 13:8; Hebreus, 12:2). Portanto, eles têm que “servir a Deus de maneira aceitável, com reverência e temor piedoso” (Hebreus, 12:28).


A motivação para servir está na própria razão de Deus nos ter escolhido e habitar em nossos corações. Além disso, reinaremos com Ele na terra após Seu segundo advento (Ap 5:10; 20: 4, 6). O Rei dos reis agora é nosso rei. Esta deve ser nossa motivação para servir a Ele e somente a Ele. É um grande privilégio servir ao Rei de todos os reis, o Criador e nosso Grande Salvador. A palavra privilégio vem da palavra latina lex privata ou lei ou regra para pessoas privadas, em oposição a uma lei geral que é para todos, beneficiando algumas pessoas e não todas as outras. Portanto, nem todos podem servir ao Rei que é Cristo. Somente aqueles que são sua feitura, criados em Cristo Jesus, têm o privilégio de prestar boas obras ou servir somente a Ele (Efésios, 2:10).


Frances Havergal, uma frágil e piedosa escritora de hinos, visitou um museu, em Dusseldorf, na Alemanha, e viu a pintura de um retrato vívido de Cristo, usando Sua coroa de espinhos diante de Pilatos e da multidão de judeus. Abaixo da imagem estavam as palavras: "Isto fiz por ti: o que fizeste por mim". Ela ficou profundamente comovida e no devido tempo escreveu este hino:




”Eu dei minha vida por ti,

Meu precioso sangue que derramei.

Para que você possa ser resgatado,

E ressuscitou dos mortos.

Eu dei, eu dei minha vida por ti -

O que você deu por mim?


E eu trouxe para ti,

De minha casa acima

Salvação completa e gratuita,

Meu perdão e meu amor.

Eu trago, eu trago ricos presentes para você

O que você trouxe para mim?”


Ele deu tudo de si. Mas demos tudo ao nosso grande Deus, Jesus Cristo, que nos salva da condenação eterna?


Com este incrível privilégio de servir ao nosso Redentor, Deus nos deu essa graça. A graça se refere ao favor de Deus em Cristo que obtemos pelo evangelho. Essa graça nos santificará e nos ajudará, dando-nos a perseverança e a capacidade de servir a Deus, sem as quais nada podemos fazer. Paulo reconheceu que a força para servir ao Senhor vem do próprio Deus: "e a sua graça que me foi concedida não foi em vão; mas trabalhei mais abundantemente do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus que estava comigo”. (1 Cor 15: 9-10).


Servir ao Senhor não é uma tarefa fácil. Haverá dificuldades, desânimos e desilusões, mas a graça de Deus é sempre suficiente para nós e Sua força é aperfeiçoada na fraqueza (2 Cor 12: 9). Ele não brinca de esconde-esconde conosco. Sempre que estamos perdendo o juízo ou no marasmo da vida, Ele está ao nosso lado. Deus certamente nos capacitará a servi-Lo, pois o ministério em que estamos envolvidos pertence a Ele e não a nós. Temos esta garantia em 1 Timóteo, 1:12 - "E dou graças a Cristo Jesus nosso Senhor, que me capacitou, porque me considerou fiel, colocando-me no ministério."


Servimos a Deus por causa de Sua graça que nos foi concedida. À parte Dele e de Sua graça, não podemos servir de forma alguma, nem mesmo para servi-Lo de forma aceitável. Assim, nosso serviço ao Senhor deve ser feito em espírito de adoração e reverência a Ele. Reverência aqui significa uma repugnância moral inata a um ato desonroso feito para com Deus. Quando arrumamos as cadeiras, limpamos a igreja, sentamos naquele comitê ou compartilhamos o evangelho, deve ser considerado um privilégio que recebemos servir a Sua Majestade, o Rei dos reis, nosso Senhor Jesus Cristo. Já que servimos a um grande Rei, damos o nosso melhor? Damos tanto quanto damos o nosso melhor aos nossos chefes em nossos empregos? Fazemos uso total de nossos talentos para a edificação do corpo de Cristo?


Em nosso serviço, nunca estamos empenhados em servir a nós mesmos. Se o fizermos, Deus não ficará satisfeito porque não é glorificado (Colossenses 3:23, 24; Efésios 6: 6, 7). Além disso, como o serviço tende a ser uma atividade visível, é muito grande a tentação de chamar a atenção das pessoas para o nosso serviço. Portanto, quando servimos, não é para gratificação própria, mas para agradar a Deus. Paulo nos exorta em Filipenses 2: 14-15: “Fazei todas as coisas sem murmurações e contendas; para que sejais irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus, sem repreensão, no meio de uma nação corrupta e perversa, entre a qual brilhas como luzes no mundo. "


Em nosso serviço, devemos estar espiritualmente corretos com Deus. Deus exige um coração obediente a Ele, em vez de uma mera forma externa de sacrifício. "Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em se obedecer à voz do Senhor? Eis que obedecer é melhor do que sacrificar, e ouvir é melhor do que a gordura de carneiros (1 Sm 15:22)." Estamos servindo a ele com mãos limpas e coração puro? Estamos servindo para ganhar algo de alguém? Estamos servindo para obter a adoração e o louvor do homem? Temos a tendência de anunciar o que fizemos e buscar todas as oportunidades para contar às pessoas o que fizemos.


Servir a Deus é, portanto, um privilégio incrível. Deus nos deu essa graça para servi-Lo e nos ensinou como servi-Lo, ou seja, com um coração regenerado e com adoração reverente. Não devemos servir para autoadoração nem para agradar a nós mesmos. O serviço que oferecemos a Deus não é idólatra, não é lucrativo, não glorifica a si mesmo e não é de nossa própria invenção.


Mormente, somos muito gratos ao nosso maravilhoso Deus por nos salvar do fogo eterno e é nosso grande privilégio dar tudo de nós ao nosso Salvador. Então, nossas mãos estarão vazias quando aparecermos diante de Cristo? Continuaremos a ser espectadores ou nos levantaremos para nos comprometer com Ele em servi-Lo de todo o coração, alma e mente?



Texto elucidado com apoio de:

http://assembleianospuritanos.blogspot.com/2011/06/biografia-frances-ridley-havergal-1836.html

https://www.sabernarede.com.br/comentario-da-epistola-aos-hebreus/


OBS: A imagem que Frances Havergal viu no museu em Dusseldorf não está disponível. A imagem que consta no corpo do texto é “ECCE HOMO” de Bosch, no museu de Frankfurt, na Alemanha.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo