O profundo significado espiritual e histórico de Nossa Senhora do Rosário

Por Grupo do Rosário nas Residências

Autor da foto: William Miranda Andrade

Fonte: https://flic.kr/p/7JeoDp

Neste dia 7 de outubro a Igreja comemora Nossa Senhora do Rosário, este título mariano relaciona-se com a própria história do Santo Rosário. Em 1214, na igreja do mosteiro francês de Prouille, a Santíssima Virgem Maria apareceu para o frade dominicano São Domingos de Gusmão.

A REVELAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO A SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

São Domingos de Gusmão é o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros são conhecidos como os frades dominicanos. Em 1214, ele estava na cidade francesa de Toulouse quando Nossa Senhora lhe apareceu enquanto ele orava e fazia penitência já havia três dias e três noites pelos pecados da humanidade. Maria lhe disse então: “Sabes, meu querido Domingos, de que arma a Santíssima Trindade se serviu para reformar o mundo?”

Ele responde: “Ó Senhora! Vós o sabeis melhor que eu, porque, depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa salvação."

A FESTA LITÚRGICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Em 1572, o Papa Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória para celebrar o triunfo dos cristãos na Batalha de Lepanto, em que foram derrotados os invasores otomanos. Essa épica vitória foi atribuída à intercessão da Virgem Maria, porque havia sido feita uma procissão do Rosário naquele mesmo dia em plena praça de São Pedro. Em 1573 o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para Festa do Santo Rosário, as reformas do Concílio Vaticano II renomearam a festa para Nossa Senhora do Rosário, trata-se de uma memória universal celebrada em 7 de outubro, a data da vitória na Batalha de Lepanto.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO:

Nossa Senhora do Rosário, daí a todos os cristãos, a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, na qual, a recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa benção, na recitação do terço, para que por meio desta devoção à Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Assim seja. Amém!