O que é PASCOM?

Por Rachel Barbosa

PASCOM

Você provavelmente já ouviu falar em PASCOM, mas afinal, que pastoral é essa?

PASCOM é a sigla para Pastoral da Comunicação.

A palavra pastoral vem de apascentar, pastorear, pastor. Na Bíblia, o pastor é aquele que guia. Como Bom Pastor, Jesus é referência de toda ação pastoral na Igreja. Portanto, pastoral é aquela que conduz, provê, reúne, anima e se coloca a serviço da comunidade e das pessoas.

A palavra comunicação significa ação de transmitir uma mensagem.

Juntando os dois conceitos, PASCOM é o grupo que visa reunir e animar a comunidade, através da transmissão da Palavra de Deus.

A PASCOM trabalha na comunidade utilizando os meios de comunicação disponíveis para evangelizar, estabelecendo uma comunicação interna e externa da vida pastoral da Igreja (CNBB Regional Oeste 2).

Desse modo, são características da PASCOM colocar-se a serviço de todas as pastorais, promovendo o diálogo entre elas; capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação; favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, entre outras (Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil).

Na São Domingos, a PASCOM existe desde 2003 e vem desempenhando sua missão através dos meios de comunicação.

A PASCOM é responsável pelo site da Paróquia, que recentemente foi reformulado e ganhou um blog, onde são publicados textos formativos e informativos.

Também cuidamos da página no Facebook, onde compartilhamos fotos dos diversos momentos vividos pela comunidade.

E finalmente, mantemos um canal no YouTube onde são postadas imagens dos eventos e mensagens para os paroquianos.

Temos muitas ideias para estreitar ainda mais a comunicação com a comunidade, mas para isso precisamos de gente disposta a colocar a mão na massa. Se você gosta de escrever, ou fotografar, ou filmar, ou editar vídeos, ou mexer com design, a PASCOM pode ser a pastoral certa para você!

Nosso encontro acontece uma vez por mês, no terceiro sábado, às 16 horas, no salão paroquial. Mas se quiser se juntar à PASCOM, também pode mandar mensagem através do formulário de contato disponível no site.

#somostodospascom

1,375 visualizações