O que significa ter fé e por que é tão importante?

A fé é o resultado de crer no Evangelho - as boas novas de que Jesus morreu por nossos pecados e abriu um caminho para estarmos bem com Deus e passarmos a eternidade no céu. Quando permitimos que a realidade do Evangelho afete todas as partes de nossas vidas, muda a maneira como pensamos, o que muda a forma de nos comportarmos. Hebreus, 11: 1 define fé como "confiança no que esperamos e certeza sobre o que não vemos.”. A fé nos faz agir de acordo com o que ainda não experimentamos, nos faz acreditar nas promessas da Bíblia que ainda não foram cumpridas e a confiar em Deus quando nossa situação ainda não mudou. Dessa forma, podemos enxergar a fé de três formas: como força, coragem e estabilidade.


1. A fé em Deus lhe dá força:

A resolução interior de resistir à turbulência. O Salmo 138 diz a respeito de Deus: “No dia em que eu clamei, me escutaste; alentaste-me, fortalecendo a minha alma.” Quando estamos bem com Deus, nunca entramos em turbulência sozinhos. Temos o Criador do Universo ao nosso lado.

Por exemplo, veja Davi e a história de como ele matou Golias (1 Samuel, 17). Na época, David era um menino pastor, não um guerreiro. Mas quando viu Golias zombando do povo de Deus, Davi se aproximou do rei e pediu para descer e lutar. Imagine um senhor de 95 anos ou a criança de 5 dizendo ao presidente: "Deixe-me cuidar disso".

A capacidade de Davi de não ser abalado pelo tamanho ou pelos insultos de Golias foi o resultado de sua fé em Deus. Davi diz ao rei: "O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos deste filisteu" (1 Samuel, 17:37). Davi tinha fé que Deus derrotaria o gigante e libertaria Seu povo, então Davi enfrentou o rei e depois o gigante.


2. A fé em Deus lhe dá coragem:


Coragem e força não são a mesma coisa, embora muitas vezes sejam vistas juntas. Coragem é a capacidade de fazer o que nos assusta, de agir de acordo com nossas crenças apesar das ameaças de perigo, de mostrar força diante da tristeza ou da dor. A coragem, assim como a força, vem diretamente de nossa fé em Deus. Nossa confiança de que o céu é real afetará diretamente os riscos que estamos dispostos a correr.

Ester é um bom exemplo de mulher cuja fé a tornou corajosa. Ela estava em constante perigo não por causa do que estava fazendo, mas simplesmente por ser quem ela era - uma judia. Em um momento politicamente tumultuado, Esther navegou bem em águas difíceis e livrou os israelitas da amarga vingança de um homem mau. Mas foi preciso coragem para ficar. Leia o capítulo 7 do livro de Ester para ver como ela suportou os esquemas de seu inimigo e ganhou o favor do rei para salvar seu povo.


3. A fé em Deus fornece estabilidade:

Você já conheceu alguém que parece inabalável? A colega de trabalho que respira fundo quando o computador trava em vez de bater a cabeça na mesa. A mãe que consegue manter-se calma enquanto os pedidos de última hora dos filhos se acumulam. Todos nós queremos perseverar durante o dia sem desmoronar ou ter um acesso de raiva (apesar de nos sentirmos assim às vezes). A fé em Deus é o que nos permite experimentar estabilidade em meio à instabilidade. Quando a vida parece fora de controle, nos consolamos em saber que Deus está no controle.

Na Bíblia, a vida de Daniel fornece vários exemplos de estabilidade em face da instabilidade. Daniel e muitos outros israelitas foram sequestrados e forçados a se juntar ao serviço do rei da Babilônia. Isso significava nova comida, novas roupas, nova linguagem, novos costumes e tudo novo. Mas mesmo sendo um refém, Daniel permaneceu fiel ao que sabia sobre Deus. Ele não comeria as coisas que Deus disse aos israelitas para não comerem, e Deus o abençoou por isso (Daniel, 1: 1-8).

Daniel acabou sendo promovido à corte real do rei, onde algumas pessoas não gostavam de sua adoração a Deus em vez de ao rei. Os oficiais do governo tentaram acusar Daniel de algo, mas “não puderam encontrar nele corrupção, porque era confiável e não era corrupto nem negligente” (Daniel 6: 4). Eles conspiraram contra ele, mas Daniel permaneceu fiel a Deus, “como ele havia feito antes” (Daniel 6:10).


A fé pode fazer muitas coisas em sua vida, se você permitir. Isso vai te fazer crescer e permitir que você faça coisas que nunca pensou ser capaz de fazer. Isso o tornará um sonhador que realmente acredita que com Deus tudo é possível (Mateus 19:26). Qual é o próximo passo que você pode dar com fé hoje?

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fale Conosco

Rua José Higino, 120

Bairro Tijuca
Rio de Janeiro, RJ 20520-200

 

  • Facebook Social Icon

CURTA NOSSA PÁGINA!

© 2020 por Paróquia São Domingos de Gusmão - Tijuca (Pastoral da Comunicação)