Por que Quarta-Feira de Cinzas?

Por Rogéria Leandro

PASCOM

É neste dia, após a terça-feira de carnaval que começamos a Quaresma. O Dia de Cinzas é celebrado como um símbolo de dever da conversão, para recordar a fragilidade da vida humana.

Nesse dia temos a missa das cinzas. A Igreja queima os ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Misturando-se com água benta, o celebrante utiliza essas cinzas para sinalizar uma cruz na testa dos fiéis, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Nesse dia, também, os católicos fazem jejum e abstinência de carne. O propósito é fazer os fiéis relembrarem o sacrifício de Jesus: assim como ele se sacrificou por nós na cruz, aquele que crê também pode fazer esse sacrifício, abstendo-se de algo q gosta.