Santa Cecília padroeira dos músicos

Por Rosângela Branco

PASCOM

Em 22 de novembro, comemora-se o dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

Uma das sete santas citadas no Cânone da Missa, ela foi uma nobre romana, martirizada sob o império de Marco Aurélio. Diz-se que converteu seu marido e seu cunhado através do canto.

Foi condenada à morte pelo prefeito de Roma, assim como seu marido, seu cunhado e seu irmão, por serem cristãos. O carrasco a golpeou três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permaneceu ligada ao corpo. Mortalmente ferida, ficou no chão por três dias, e durante eles continuou a incentivar os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Santa Cecília foi enterrada nas catacumbas romanas.

Quando o Papa Pascoal I teve uma visão de Santa Cecília, soube onde estava enterrada e seu caixão foi então encontrado. Seu corpo permanecera intacto! Foi novamente fechado e colocado em uma urna de mármore. Nos tempos do Papa Gregório XIV, o cardeal Sfondrati, da Igreja de Santa Cecília ordenou nova abertura do esquife e viu-se que o corpo permanecia da mesma forma!

Santa Cecília é uma das mais veneradas pelos cristãos, tanto do Ocidente quanto do Oriente. Desde o século XV é celebrada como padroeira da Música e do Canto Sacro.