Santa Mônica e seu legado

Santa Mônica, cujo memorial celebramos amanhã, dia 27 de agosto, é a padroeira das mães e esposas. Isso faz sentido, uma vez que suas lágrimas e orações tiraram seu filho, Agostinho, de uma vida de pecado para uma vida de virtude que acabou levando à sua canonização. Seu marido, Patrício, era um pagão mal-humorado cujo comportamento licencioso foi uma cruz para Monica suportar. Pior ainda, a mãe de Patrício era igualmente mal-humorada e licenciosa (a maçã não caiu longe da árvore ali). No entanto, ela permaneceu fiel ao marido, servindo-o e orando por ele e foi respeitosa e gentil com sua mãe.

Porém, há outro aspecto da santidade de Santa Mônica que considero especialmente pertinente para os nossos tempos. Além de ser a padroeira das mães e esposas, Santa Mônica é a padroeira das conversões. Nesse aspecto, temos muito a aprender com ela. Com o mundo se afastando cada vez mais de Deus, há uma necessidade desesperada de conversão. Santa Mônica não só entende a necessidade de conversão; ela também sabe como levar outros a isso. Ela não apenas instigou a conversão de seu filho rebelde, Santo Agostinho, mas também foi fundamental na conversão de seu marido, Patrício, e de sua mãe!

Olhe a sua volta. Quantas pessoas você conhece que se afastaram da fé? Quantos estão vivendo vidas de licenciosidade e amoralidade? Talvez algumas dessas pessoas sejam membros de sua própria família, como na situação de Santa Mônica. É preocupante, certamente, mas não é impossível, como Santa Monica provou.

Diante disso, ela não sucumbiu ou desviou o olhar do comportamento pecaminoso de sua família. Ela os tratou com amor e respeito, guiando-os gentilmente, mas com firmeza, a Deus. Ela exerceu forte amor por Santo Agostinho, recusando-se a deixá-lo comer ou dormir em sua casa enquanto ele se apegava à sua pecaminosidade. Às vezes, as pessoas rebeldes em nossas vidas precisam de um amor forte e temos que ser corajosos o suficiente para dá-lo a elas.

Santa Mônica orou, jejuou e se sacrificou por seu filho e fez com que ele soubesse que ela estava orando por ele. Deixe as pessoas rebeldes em sua vida saberem que você se preocupa com elas e está orando por ela. Mesmo que eles rejeitem suas orações, chegará um momento em que eles passarão a apreciá-los. Não se surpreenda se eles se virarem e começarem a perguntar por eles!

Santa Mônica conduziu-se com persistência, determinação e esperança. Ela não se permitiria ficar farta, desistir ou desistir. Em vez disso, ela olhou para cima - para o Todo-Poderoso - e confiou nele para guiar e salvar seu filho. Dia após dia, ano após ano, década após década, ela persistentemente, determinada e esperançosamente manteve sua vigília de oração e sacrifício. Essa é a mesma persistência, determinação e esperança que conquistou seu marido e sua sogra também. Nunca se permita ficar farto ou desistir das pessoas em sua vida que precisam de conversão. Você ainda não chegou ao capítulo final do livro e, portanto, não sabe como Deus trabalhará na vida dessa pessoa. Não presuma saber o final da história porque você não é o autor - Deus é. Suas orações, sacrifícios e esforços não são em vão, mesmo quando parecem totalmente fúteis. Deus ouve suas orações!

Santo Agostinho uma vez citou sua mãe heroica dizendo:

“De minha parte, meu filho, não encontro mais prazer em nada do que esta vida contém. O que ainda estou fazendo aqui, ou por que ainda estou aqui, não sei, pois a esperança mundana se desvaneceu para mim. Só havia uma coisa pela qual desejava permanecer nesta vida: ver você como cristão católico antes de morrer. E meu Deus concedeu-me isso com mais generosidade do que eu esperava, permitindo-me ver até você rejeitando a felicidade terrena de ser seu servo. O que ainda estou fazendo aqui? “(Santo Agostinho, citando sua mãe, Santa Mônica; Confissões; do Ofício das Leituras para 27 de agosto).

Santa Mônica teve uma morte feliz sabendo que Santo Agostinho finalmente havia se convertido à fé. Sua vida é um testemunho da eficácia da persistência, determinação, orações, jejum e sacrifícios por causa daqueles que precisam de conversão. Ela é realmente a padroeira das conversões e temos muito que aprender com ela!