Conhecendo os santos: São Francisco de Assis

Por Nathalia Freitas

PASCOM

São Francisco de Assis nasceu em Assis na Itália, em 1182. Era filho de família nobre da Provença. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para se dedicar a “Senhora Pobreza”.

Durante sua vivência como enfermo, Francisco começou a ouvir chamados divinos, que pediam a ele para servir ao amor ao próximo. Após muitas orações e reflexões, Francisco vendeu seus bens e com o dinheiro ajudou pessoas doentes em hospitais e pobres.

O ponto de partida para a mudança na vida de Francisco e o que ocasionou entregar-se a sua missão foi um momento em que o jovem rezava na Igreja de São Damião e ouviu o crucifixo falar com ele, conta-se que a frase foi “Francisco, repara a minha casa, pois está em ruínas”. Nesta época, com 25 anos, ele foi morar com padre da Igreja mencionada, para que vivesse uma vida sem nenhuma soberba.

Por seu amor aos pássaros e dedicação à natureza também é conhecido como o padroeiro dos animais.

Foi canonizado apenas dois anos depois da morte, em 1228, pelo Papa Gregório IX.

Ele é o padroeiro universal da Ação Católica. Sua festa é celebrada em 4 de outubro.

Fundou ao longo de sua vida A Ordem dos Franciscanos.