Todos os Santos

"Essa é a vontade de Deus: vossa santificação." Tessalonicenses 4,3

Iniciamos o mês de novembro com a solenidade de todos os Santos, transferida por razões pastorais este ano para o dia 6. Num só dia a Igreja comemora a santidade de inúmeros filhos e filhas de todas as idades, cultura, raça e língua que passaram por esta terra e alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro. Homens, mulheres, crianças, jovens, casais, idosos, consagrados e consagradas que souberam fazer a diferença nesta terra, vivendo intensamente o batismo. Eles e elas iluminados pela fé e guiados pelo Espírito Santo descobriram que o sentido da vida consiste em Amar a Deus e os irmãos. A única motivação dos santos e santas foi o amor concreto e generoso aos irmãos. Assim acabaram se identificando com Cristo e se tornaram exemplos de vida e santidade. Fazem parte da nossa família, Igreja triunfante que bendiz e louva o Cordeiro. Eles são nossos irmãos e irmãs, gente de carne e osso como nós, que passaram por essa terra e enfrentaram desafios, problemas e sofrimentos ancorados na Cruz Salvadora.

Importante lembrar que no dia de todos os Santos celebramos o Poder de Deus na vida de pessoas concretas. Comemoraremos não múmias, esqueletos, máscaras e bruxas, mas testemunhas credíveis do Amor de Deus.

Viva todos os Santos!

Padre Paulo