Pastoral do Batismo

Inscrições nas 5ª feiras, das 9 às 12 horas

Responsável: Diácono Glenã

"Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".  (Mt 28, 18-20)

Segundo o 11º Plano Pastoral, o Sacramento do Batismo está inserido como o primeiro dos três Sacramentos que compõem a Iniciação Cristã.

O sacramento do Batismo é o 1º Sacramento ministrado àquele que deseja tornar-se fiel seguidor de Jesus Cristo. Pela graça do Sacramento do Batismo, nos tornamos filhos adotivos de Deus, membros da Igreja, templos do Espírito Santo, coerdeiros do Reino de Deus.

É uma pastoral que atua em todas as etapas necessárias para que crianças de 0 a 6 anos (inclusive) recebam o Sacramento do Batismo.

Para crianças acima de 7 anos (inclusive) que desejarem receber o Sacramento do Batismo, deve-se procurar a Equipe de Iniciação Cristã de Crianças (catequese).

• Como é formada Equipe da Pastoral do Batismo em nossa paróquia?

São paroquianos leigos e voluntários – Chamados Agentes Pastorais do Batismo.

• Como atua a Pastoral do Batismo?

Acontece, através de seus agentes, em quatro momentos de datas distintas e, determinadas por um calendário Paroquial.

• Inscrição (Todas as quintas-feiras de 09: 00 – 12: 00 h)

É o primeiro contato com os pais, padrinhos ou familiares. São acolhidos pelos agentes, em local determinado, a fim de que se possa fazer: o preenchimento da ficha de inscrição do batizando, fazer esclarecimentos importantes sobre o Sacramento e acima tudo, ter um primeiro contato acolhedor com aqueles pais, padrinhos ou familiares, que muitas vezes se encontram distantes da fé cristã.

Observações:

1. Será necessário como documento no ato da inscrição, somente a Certidão de Nascimento da Criança.
2. Os padrinhos deverão ter o Sacramento do Batismo, serem católicos, e se casados, o Sacramento do Matrimônio.
3. Os dados fornecidos no ato da inscrição necessitam ser precisos e fiéis aos documentos de identificação dos pais, padrinhos e criança.

Encontro de Pais e Padrinhos - Apenas um sábado mensal com data determinada em Calendário Paroquial. Horário: 14 : 45 -18 : 30 h.

Nesta etapa, vivenciam-se momentos de Oração, Evangelização, Reflexão. Seguem-se partilha e catequese com diferentes dinâmicas.

Celebração do Batismo - Apenas um sábado mensal com data determinada em Calendário Paroquial. Horário: 10: 30 h

Calendário 2019

Mês

Preparação