São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmao lendo a Bíblia
Imagem: São Domigos afresco de Fra Angelico

São Domingos nasceu em 24 de junho de 1170, na pequena vila de Caleruega, na Velha Castela, atual Espanha. Pertencia a uma ilustre e nobre família, muito católica e rica. Seus pais eram Félix de Gusmão e Joana D'Aza, e seus irmãos Antonio e Manes. O primeiro tornou-se sacerdote e morreu com odor de santidade. O segundo, junto com a mãe, foi beatificado pela Igreja. Nesse berço exemplar, o pequeno Domingos trilhou o mesmo caminho de servir a Deus.

Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas nunca deixou a caridade de lado. Em Valência, cidade em que se diplomou, surpreendeu a todos ao vender os objetos de seu quarto, inclusive os pergaminhos caros usados nos estudos, para ter um pequeno "fundo" e com ele alimentar os pobres e doentes.

Aos 24 anos, sentindo o chamado, recebeu a ordenação sacerdotal. Foi enviado para a diocese de Osma, onde se distinguiu pela competência e inteligência. Logo foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé em algumas de suas difíceis missões.

A santidade de Domingos ganhava cada vez mais fama, atraindo as pessoas que desejavam seguir o seu modelo de apostolado. Foi assim que surgiu o pequeno grupo chamado "Irmãos Pregadores". Em 1215, a partir dessa irmandade, Domingos decidiu fundar uma Ordem, oferecendo uma nova proposta de evangelização cristã e vida apostólica. Ela foi apresentada ao Papa Inocêncio III, que no mesmo ano concedeu a primeira aprovação. No ano seguinte, seu sucessor, o Papa Honório III, emitiu a aprovação definitiva, dando-lhe o nome de Ordem dos Frades Predicadores, ou Dominicanos. Eles passaram a ser conhecidos como homens sábios, pobres e austeros, tendo como características essenciais a ciência, a piedade e a pregação.

No dia 8 de agosto de 1221, com apenas 51 anos de idade, ele morreu. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, que lhe dedicava especial estima e amizade, em 1234. Sâo Domingos de Gusmão foi sepultado na Catedral de Bolonha e é venerado no dia da sua morte como Padroeiro Perpétuo e Defensor dessa cidade.

A imagem do cachorro de São Domingos

Estando a mãe de São Domingos grávida, certa manhã acordou nervosa e preocupada. Tivera durante a noite um sonho terrível, no qual viu saltar de suas entranhas um cachorrinho branco e preto, trazendo uma tocha de fogo na boca. Qual seria o significado daquele sonho misterioso?

Joana D'Aza e seu esposo foram ao mosteiro beneditino da cidade de Silos em busca de uma reposta. Durante nove dias passa horas rezando junto à sepultura de São Domingos de Silos, esperando de Deus uma explicação. No último dia aparece-lhe o santo abade em uma visão e conforta-lhe dizendo: "Não é preciso ter medo. O filho que trazes no ventre será um grande homem de Deus. Assim como o cão é fiel ao dono, ele será fiel ao Altíssimo e à sua Igreja. Com sua pregação incendiará o mundo no amor e na verdade do Evangelho".

Confortada, volta para casa agradecendo a Deus por tanta misericórdia.

Augustins_-_Saint_Dominique_-_Anonyme_français_D_1952_3.jpg
Imagem: Saint Dominique - França 1952