“Arme-se com a oração, não com a espada; vista-se com a humildade, não com roupas finas”.

São Domingos de Gusmão

placa nova.jpg

Embora a devoção a este santo não seja muito difundida no Brasil, existem algumas igrejas a ele dedicadas, como a Igreja Matriz São Domingos de Gusmão em Niterói-RJ, a capela São Domingos de Gusmão em Contagem-MG, e a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão em Salvador-BA.

A nossa Paróquia, localizada no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, também é dedicada ao Santo, cujo dia é 08 de agosto.

São Domingos nasceu na Espanha, em 1170. Foi o fundador da Ordem dos Frades Dominicanos.

O prédio onde hoje existe a Paróquia de São Domingos de Gusmão é o terceiro dedicado ao santo nesta cidade. O primeiro foi uma pequena capela construída por escravos na região do Centro então chamada Várzea, no início do século XVIII.

Uma nova capela foi erguida no mesmo local em 1791. Esta, porém, foi demolida nos anos 40, durante as obras para abertura da Avenida Presidente Vargas.

Dois terrenos na Rua José Higino foram então comprados com a indenização paga pela prefeitura, um deles vendido posteriormente. No terreno de número 120 foi construida a nova igreja.