Crisma

Leia abaixo a sistemática do curso de Crisma.

Encontros Quinzenais - Domingos - 14h às 18h - INSCRIÇÕES ABERTAS

Responsáveis: Murilo e Pedro Paulo - pedro.paulo.laux@gmail.com

Crisma ou Confirmação é o Sacramento da maturidade Cristã, pelo qual o Pai, por Jesus, nos confirma no Espírito Santo já recebido em no Batismo, permitindo que em nós flua seus dons para que possamos viver realmente como filhos de Deus e produzirmos os “Frutos do Espírito Santo”. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, compõe os Sacramentos da Iniciação Cristã que são como o alicerce de toda a vida cristã.
Trata-se do Sacramento da “Maturidade”, que nos confirma na graça do batismo. Pelo Batismo, recebemos o Espírito Santo e nos tornamos Filhos de Deus. No entanto, é pela Confirmação que assumimos, perante nossos irmãos, irmãs e a Igreja, nosso compromisso de sermos verdadeiros cristãos, refletindo a Luz de Deus que em nós existe. É o momento em que dizemos o “sim” definitivo e aceitamos todas as benesses e responsabilidades que uma vida verdadeiramente cristã nos impõe. Pelo Batismo, nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.
Seu nome deriva do grego “chrisma” que significa “unção”, “óleo”. Crismar é ungir, isto é, untar com óleo sagrado a fronte do crismando em forma de cruz. No Antigo Testamento era costume ungir com óleo os sacerdotes, os reis e os profetas.
A pastoral da Crisma é responsável pela adequada preparação catequética do cristão para receber o sacramento da Crisma. Nela, o crismando ira conhecer mais fundo a proposta de Jesus Cristo e da Igreja, vivendo e assumindo seu papel no reino de Deus, isto é, cumprir a missão da Igreja de evangelizar e contribuir para a transformação da sociedade. Além disso, busca-se aprofundar seu conhecimento religioso e a sua vivência de fé.
A sistemática de nosso curso se compõe por:
•    Encontros quinzenais realizados das 14h às 18h;
•    Quatro encontrões realizados das 10h às 18h;
•    A maioria dos encontros acontecerá na Paróquia São Domingos de Gusmão, caso algum encontro seja marcado em outro lugar, os crismandos serão comunicados com antecedência pela equipe da pastoral;
•    As missas da Paróquia dos demais domingos, aqueles onde não haverá encontro da crisma, deverão contar com a participação de todos os crismandos.

© 2016 por Paróquia São Domingos de Gusmão - TIjuca (Pastoral da Comunicação - PASCOM SDG)