Pastoral Social

Reuniões: Terceira 4ª feira do mês, às 8 horas.

Responsável: Cristina

O trabalho da Pastoral Social, atendendo ao cuidado atencioso da Igreja diante das situações reais de exclusão ou marginalização, volta-se especialmente para a condição sócio-econômica do povo. Sua finalidade é concretizar em ações sociais esse cuidado. Os textos bíblicos destacam alguns rostos que têm a predileção do amor de Deus.
Rostos anônimos que pedem o resgate e recuperam sua história à medida em que são assumidos com amor. A ação social deve ser inerente a toda ação evangelizadora, pois a verdadeira fé desdobra-se naturalmente em compromisso diante dos pobres. A ação social é condição indispensável da vivência cristã. E a fé cristã tem necessariamente uma dimensão social.

A dimensão da Pastoral Social em nossa paróquia, está presente desde 1977 quando Sophia Lepore Gonçalves, iniciou seus trabalhos sociais na comunidade, com o apoio de Monsenhor Alfir. Ela assumiu a coordenação da Pastoral dos Pobres, como assim se chamava naquele tempo.

A Pastoral Social tem como objetivo ajudar pessoas idosas e necessitadas e sem condições de trabalhar.

Uma vez por mês, na quarta feira, depois do segundo domingo, são distribuídas sacolas de alimentos somente para as pessoas inscritas. Os alimentos são frutos das doações de generosos paroquianos e outras pessoas amigas. É um trabalho puramente assistencial, mas, necessário, dentro da nossa realidade.

Seguir Jesus é comprometer-se com os irmãos.

No Dia das Mães e no Natal, as sacolas de alimentos são enriquecidas com um presente, normalmente de utilidade prática como por exemplo: lençol, cobertor, toalhas, etc.

A comunidade de São Domingos atende as famílias sempre contando com a doação mensal dos itens e alimentos que compõem as cestas.

Uma equipe sob a coordenação de Célia Souza Costa, faz a preparação das cestas, lanche e animação com brindes. Nos encontros, ocorre uma orientação espiritual, com momentos de oração e reflexão antes da entrega das cestas.

No encontro com as famílias, os  agentes membros pastorais recebem a força e a coragem para seu engajamento. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo Jesus neles e do encontro com Ele nos aflitos, cuja dignidade Ele mesmo nos revela, surge a opção da Igreja por eles, os pobres.

O Reino de Deus ultrapassa as fronteiras da Igreja e exige fé. E pé na caminhada.

© 2016 por Paróquia São Domingos de Gusmão - TIjuca (Pastoral da Comunicação - PASCOM SDG)